#89 Uma das piores mudanças de nome de marca
A história do rebranding da Standard Life Aberdeen
#TBT de hoje é a edição #72 sobre a história do maior erro da Coca-Cola.
(Adaptado desse artigo em inglês)
Semana passada, a empresa financeira Standard Life Aberdeen anunciou um rebranding começando pelo nome: Abrdn. De acordo com o CEO, Stephen Bird, essa mudança reflete o foco da empresa: modernidade, agilidade e digital. Fundada em 1825, aparentemente remover as vogais do nome possibilitaria “entregar um crescimento sustentável” para a companhia de acordo com Bird.
A empresa explicou a mudança do nome no Twitter, sendo que apenas uma vogal escapou de sair: a letra A. E ela se refere a “Standard Life” e não a Aberdeen.
E a repercussão foi negativa nas redes sociais: marcas, influenciadores e usuários comentaram negativamente criticando a mudança ou até fazendo piadas. Portais como The Times listaram como uma das piores mudanças de marca da história.
Geralmente, nomes mais "descolados” (como esse quase sem vogais) costumam ser direcionados para adolescentes ou jovens. Não parece o caso da Standard Life Aberdeen: uma empresa de gestão financeira costuma mirar executivos e transmitir seriedade, segurança e experiência.
Há aquela frase de "qualquer publicidade é publicidade”, mas ganhar visibilidade por um fato estranho e negativo costuma ter impactos no médio e longo prazo. Historicamente, mudanças de marca que não repercutem bem (exemplo: Gap) duram menos de um ano. Vamos ver se essa mudança irá permanecer para sempre ou se vão voltar atrás.
NOVIDADE DA SEMANA
Clubhouse testa versão para Android
Antes tarde do que mais tarde ainda, a plataforma está testando em formato beta a versão para celulares Android em um grupo de usuários selecionados.
Após quatro meses do boom da fama, parece um esforço para resgatar a perda de popularidade: houve apenas 922 mil downloads em Abril, queda de quase 90% comparado com Fevereiro (9.6 milhões).
Esse movimento também pode ser uma resposta ao surgimento dos concorrentes, desenvolvidos pelas grandes plataformas. O Facebook está testando o Hotline e o Twitter já tem os Spaces, que por enquanto só funciona com contas verificadas.
Vi no B9.