#99 O ROI de Data Science

Alguns dados da pesquisa da Forrester sobre os investimentos e retornos em Data Science

ESPECIAL: a edição #100 será totalmente feita por vocês, leitores da newsletter. Serão respostas sobre perguntas envolvendo marketing digital e analytics.

Pode enviar qualquer pergunta! Eu ou profissionais especializados em diversos assuntos iremos responder. Abra seu coração e deixe sua pergunta!

ENVIE SUA PERGUNTA

Uma pesquisa da Forrester buscou descobrir os resultados dos investimentos feitos em Data Science nas organizações, tanto as early adopters quanto as later adopters. Na conclusão do estudo:

Data Science é fator de competitividade no mercado, aumentará investimentos nos próximos anos e gera, em média, 4,4x de ROI para quem adota.

No gráfico abaixo, percebemos como Data Science está ganhando atenção e espaço na carteira de investimentos das organizações.

E abaixo os resultados de ROI para early e later adopters. Quem saiu na frente há dois ou três anos, colherá frutos maiores nos próximos anos.

Na pesquisa, os principais desafios para implementar ou manter iniciativas de Data Science citadas pelos entrevistados foram a dificuldade para utilizar ferramentas de Data Science (57%), falta de habilidades dos profissionais (54%) e pouca integração com demais plataformas (52%).

Outro ponto destacado é o tempo esperado para os resultados virem de programas de Data Science. 40% dos entrevistados afirmaram que o tempo foi maior do que o esperado para atingir o ROI desejado. Ou seja, não é do dia para noite que os resultados chegam, precisa ter uma visão de longo prazo.

É inegável que investir em Data Science é crucial para manter uma organização competitiva no mercado, mas não basta apenas trazer plataformas ou inovação: é necessária mão de obra (que atualmente é bem escassa) e, principalmente, adoção de uma cultura data-driven. Não adianta ter ferramentas e pessoas se a organização não consome (e respira) dados.


NOVIDADE DA SEMANA

Instagram testa sticker de recompartilhamento

Ainda em fase de testes para poucos usuários, esse sticker permite colocar uma postagem antiga ou salva pelo usuário, podendo ser desde publicação no feed até Reels.

Conforme visto na imagem, usando o sticker, consegue-se colocar uma miniatura da postagem, combinando com o story.

Com o direcionamento de competir diretamente com o TikTok (noticiei isso na edição passada), bem provável que teremos uma avalanche de mudanças e novidades no Instagram nos próximos meses.

Vi no B9.