#22 Três tendências para 2020 em analytics
O que ficar de olho para o próximo ano e como podem ditar o mercado.
(Nas próximas duas semanas não teremos edição dessa newsletter por motivos de recesso e descanso merecido)
Em termos de mercado, o ano de 2019 já acabou e as agências, veículos e anunciantes já devem ter fechado ou estão em fase final de planejamento para 2020. Por isso que já conseguimos vislumbrar alguns movimentos na área de analytics. Todo ano temos alguns caminhos que se mostram mais fortes por onde os investimentos estão seguindo. Abaixo, compartilho alguns que tenho visto no mercado.
Integração de dados para uma visão 360 do consumidor
Imagine que um usuário tenha dois smartphones, um laptop e um tablet. Como unificar os dados dos quatro devices para consolidar em apenas um usuário dentro de uma plataforma de analytics? Isso é uma das tarefas que as CDPs realizam e por isso que estão sendo cada vez mais adotadas (em inglês) nas corporações. Tendo essa visão 360 dos usuários, consegue-se entender em nível muito mais profundo os interesses e comportamentos dos consumidores devido a integração de dados de múltiplas fontes, como CRM, web analytics, app analytics, etc.
Integrar dados contribui tanto para construir jornadas de relacionamento com o cliente quanto para oferecer ativações e experiências mais certeiras e contextualizadas para o usuário. E isso cai na segunda área que está crescendo…
Experiências mais personalizadas na relação entre marcas e usuários
Personalização foi considerada a palavra do ano (em inglês) pela Associação de Anunciantes nos EUA, sendo que metade deles pretende investir mais nessa frente em 2020. O caminho é justamente o primeiro tópico: integrar os dados e gerar insights, mas principalmente, ter inteligência para fazer gestão da audiência e planejar jornadas e pontos de contato que sejam abastecidos pelos dados 360. Um exemplo prático é um atendimento via telefone ou rede social que tenha todo seu histórico de interações e saiba direcionar ou resolver seu problema considerando esses dados. Ou um e-mail marketing personalizado com os produtos que são mais relevantes para você de acordo com seu histórico de compras e de navegação.
Para essa tarefa de personalização, é necessário um arcabouço de tecnologia e automações para cruzamento de dados. É aí que entramos no terceiro tópico.
Inteligência Artificial e Machine Learning integrando dados e condicionando pontos de contato
Já não é novidade há uns três anos, mas devemos reforçar que não só no processamento e integração dos dados que a Inteligência Artificial está atuando, mas também na interface com o consumidor, vide a proliferação de chatbots em praticamente todos os canais de atendimento.
Os métodos de mensuração estão cada vez mais avançados graças aos processos automatizados de dados para gerar insights. Um exemplo é a evolução das tecnologias de Natural Language Processing (NLP) para processar textos em e-mails, chats, notícias, menções em redes sociais e até para buscas no Google. NLP tem sido usada desde para direcionar anúncios de acordo com o que o usuário consome até para agregar informações sobre livros e artigos digitalizados. Um desdobramento disso é o reconhecimento de voz nos assistentes pessoais (Alexa, Google Home, Bixby, Siri…) que precisam interpretar o som e as palavras para responder de forma inteligente.
As três frentes estão interligadas e os movimentos do mercado rumam para soluções que atendam essas necessidades. É bastante certo que integrar dados para oferecer experiências para o consumidor ganhe mais atenção em 2020, mas investir em inteligência artificial ajuda a escalar e estruturar o que uma organização precisa.
NOVIDADE DA SEMANA
Facebook divulga os assuntos que foram tendência em 2019 no Brasil e no mundo
“Faça você mesmo” e “Anos 80” foram as tendências em 2019 no Brasil dentro do Facebook. Pela primeira vez, o nosso país aparece nesse relatório, que destaca os principais assuntos em 13 países.
Produzido pela área de insights do Facebook (Facebook IQ), o relatório serve como parâmetro para sabermos quais as conversas dos usuários e os rumos que podem tomar para 2020. Aqui está o relatório completo, em inglês.
Vi no Brainstorm 9