#21 A versão 2019 do algoritmo de busca do Google
Como o Google vem aprimorando seu algoritmo por meio da inteligência artificial
O algoritmo de busca do Google está diferente desde Outubro/2019 (em inglês). Em uma das maiores mudanças nos últimos cinco anos, agora a busca do Google está abastecida por uma inteligência artificial open-source chamada BERT, que funciona para processamento de linguagem (Natural Language Processing - NLP), recurso bem comum para quem trabalha com ferramentas de inteligência e monitoramento em mídias sociais. Estima-se que 1 de cada 10 buscas em língua inglesa serão modificadas graças a essa IA.
A principal função da BERT é entender o contexto e as diferentes formas e combinações de termos para buscar por resultados mais precisos. Abaixo em inglês, um exemplo de como era antes da BERT e como é agora. Na busca, claramente o objetivo era entender se os turistas brasileiros precisam de visto para entrar nos EUA, mas antes vinha uma notícia sobre o contrário: as condições para um turista estadunidense para ingressar no Brasil. Agora a busca encaminha para a página de vistos de turistas na embaixada.
Nessa semana, BERT começou a atuar também em português e estima-se que irá influenciar 1 a cada 8 buscas na nossa língua. Para SEO, os especialistas estimam que nada muda (em inglês), visto que apenas modificou a forma como se entende a busca, não a leitura do conteúdo.
Agora é esperar e ver se nossas buscas ficarão mais inteligentes e úteis para o que procuramos.
NOVIDADE DA SEMANA
YouTube lança seu tradicional vídeo de destaques de 2019
O vídeo já começa com um pedido de desculpas em relação ao vídeo de 2018, que foi o vídeo com mais Dislikes da história da plataforma. No vídeo de 2019, três brasileiros em destaque: Vovô do Slime (vídeo com mais de 13 milhões de visualizações), Whindersson Nunes e Felipe Neto (ambos sempre estão nas listas pois estão no top 20 dos canais com mais inscritos no mundo).
Vi no Brainstorm 9.