#19 Por que o WhatsApp é tão popular no Brasil?
Os motivos para que essa plataforma seja amplamente usada especificamente em nosso país
Você conhece algum usuário brasileiro que não tenha WhatsApp? Difícil, pois o aplicativo é usado por praticamente 90% dos usuários de internet no Brasil.
Em volume de usuários, o Brasil é o segundo maior mercado do WhatsApp, perdendo apenas para a Índia (200 milhões de usuários). São mais de 120 milhões de usuários brasileiros no WhatsApp, sendo que no mundo são 1.5 bilhões de usuários, tornando-se o maior aplicativo de mensagens do mundo (maior que o Facebook Messenger e WeChat, segundo e terceiro lugares respectivamente).
Mas o que faz o WhatsApp ser tão popular, principalmente no Brasil? São alguns fatores. Primeiro que a ferramenta possui uma usabilidade compatível com todas as faixas etárias. Bastante intuitiva, mesmo os menos digitalizados conseguem utilizar. Segundo que o uso de dados pelo WhatsApp é compatível com o modelo pré-pago das operadoras de celular, em que 54% dos usuários são consumidores desse tipo de adesão. Excluindo o download de mídia, o uso de dados é baixíssimo se comparado com outros aplicativos. Além disso, muitas operadoras de celular oferecem consumo de dados gratuito para WhatsApp e Facebook, o que torna mais atraente a adesão por parte dos usuários.
Essa popularidade obviamente vem com consequências. Assim como o Facebook foi veículo de mensagens políticas direcionadas graças a Cambridge Analytica, o WhatsApp foi palco de disseminação de fake news (em inglês) durante as eleições de 2018 aqui no Brasil. Durante a CPMI da Fake News que está acontecendo no Congresso e Senado Federal, o WhatsApp alegou que removeu mais de 400 mil contas que estavam violando as regras da plataforma. Mas é um desafio não só para o WhatsApp, mas para qualquer rede social como lidar com disseminação de fake news e discursos de ódio.
Outro desafio é como o Facebook vai rentabilizar com o WhatsApp. Em 2018 foi lançado o WhatsApp Business para facilitar o relacionamento entre empresas e usuários. O plano é que, no futuro, seus recursos e API fossem monetizados ou pensados para algum modelo que gerasse renda para o Facebook. Além disso, outro recurso em desenvolvimento é integrar com o Facebook Pay para processar pagamentos diretamente na plataforma. Assim acumula-se créditos na plataforma ou pode ser cobrada uma taxa entre transações, ou seja, uma solução financeira já está a caminho.
WhatsApp já virou um aplicativo fundamental para qualquer usuário brasileiro e provavelmente vai se fortalecer cada vez mais. O grande desafio é como conter a disseminação de fake news e, principalmente, discursos de ódio ou crimes como pedofilia e revenge porn.
Mais dados sobre Whatsapp veja aqui.
NOVIDADE DA SEMANA
TikTok já é a quarta maior rede social do mundo
O crescimento dessa rede está assustadora. Já são 1,5 bilhões de usuários no mundo, com 500 milhões apenas na China. 41% dos usuários possuem entre 16 e 24 anos, sendo um atrativo para os anunciantes que querem conversar com um target mais jovem.
A perspectiva é que TikTok ganhe mais usuários no Ocidente e esperar que o Reels do Facebook consiga bater de frente.
Vi no Meio & Mensagem