#154 O comportamento digital da Geração Z
Os principais destaques da pesquisa da Twitch com os usuários nascidos entre 1997 e 2012
#TBT é a edição #127 com as principais tendências para 2022 de acordo com o relatório The Future 100.
Lançado no dia internacional do gamer (dia 29 de agosto), o relatório “Geração Twitch: Liderando a mudança cultural” trouxe dados bastante interessantes sobre o público majoritário na plataforma Twitch: a geração Z. Abaixo algumas características:
Existem cerca de 2,5 bilhões de pessoas nessa categoria, e elas possuem entre 10 e 25 anos;
60% deles não usariam um site ou aplicativo que carrega lentamente, então os dispositivos móveis são seus principais companheiro;
Eles passam 4 horas por dia conectados à Internet;
69% gosta de conversar com outras pessoas usando chats ou DMs;
Conteúdo multimídia, vídeos, streaming e streaming ao vivo são suas principais formas de entretenimento.
Os games são parte da vida dessa geração, sendo que 70% consideram os games como extensão do círculo social e passam cerca de 7 horas por semana jogando. 77% preferem os dispositivos móveis para jogar e 55% preferem jogos multiplayer com os amigos.
Outra característica é a linguagem digital. Esse público utiliza bastante memes e referências visuais para se expressar e conversar com amigos, ou seja, o uso de palavras e textos é bem menos utilizado.
Além dos games, essa geração possui bastante interesse em streaming: 71% assiste a conteúdos de jogos em plataformas online. Jogabilidade, seguida de vídeos de comédia e, por fim, um stream casual de seu criador favorito, é o que mais prende a atenção deles. Por isso que vemos a ascensão de figuras como Casimiro, que cresceu bastante dentro desse público e atualmente extrapolou a bolha Z.
Vale reforçar que essa geração é formadora de tendências e a próxima grande força econômica nos próximos dez anos. Então, compreender seu comportamento e mapear seus passos são pontos importantes para o futuro das organizações e negócios.
NOVIDADE DA SEMANA
WhatsApp começa os testes do recurso Comunidades
Em abril, o WhatsApp anunciou o recurso Comunidades, onde é possível agregar diversos grupos e enviar mensagem para milhares de pessoas ao mesmo tempo. Ao contrário do Telegram, onde um grupo pode ter até 200 mil pessoas, no WhatsApp esse limite é de 256 membros e o compartilhamento de mensagens para outras pessoas/grupos é restrito. Com esse novo recurso, será possível atingir milhares de pessoas e dá poder para os administradores de grupos.
Nessa semana, a Meta anunciou que alguns usuários da versão Beta do WhatsApp estão experimentando o recurso. Atualmente, podem ser adicionados até 10 grupos sob a mesma administração e é possível moderar mensagens em cada grupo, além de barrar ou adicionar membros.
Vi no The Brief