#125 A batalha dos streamings, temporada 2022
Os últimos números que temos das principais plataformas de streaming
#TBT é a edição #98 onde listei os dados referentes a 2020 e metade de 2021 sobre as plataformas de streaming.
2021 teve mais lançamentos de plataformas de streaming como Star+ e a chegada de HBO Max no Brasil, tudo isso acirrando a disputa pela carteira do assinante (a maioria dos dados abaixo são de Outubro/2021).
No cenário mundial, a Netflix ainda reina com 214 milhões de assinantes, seguida de Amazon Prime com 175 milhões. Disney+ cresceu rapidamente e atingiu 118 milhões em 2 anos de operação e HBO Max conseguiu 69 milhões em um ano e meio de lançamento. Apple TV não divulga oficialmente, mas reportagens apontam que possua cerca de 40 milhões de assinantes.
Se dados mundiais já são difíceis de serem encontrados, então dados do mercado brasileiro são ainda mais escassos. Em um vazamento do CADE, a Netflix reportou que possui 19 milhões de assinantes brasileiros, o que dá quase 10% da sua base mundial.
Em 2020, uma pesquisa apontava que a Globoplay (20 milhões de assinantes) possuía mais assinantes que a Netflix (18 milhões) no Brasil. Em outubro de 2021, a Globoplay não divulgou o número atualizado, mas mostrou que sua base cresceu 42%. Numa conta de padaria, podemos estimar que, pelo menos, possuem 28 milhões de assinantes atualmente. Essa liderança no número de assinantes se deve a integração de atrações e novelas para dentro da plataforma, além de uma intensa campanha de divulgação, preços atraentes e parcerias com outras plataformas como Disney+.
Não temos dados atualizados de 2021 do Disney+ e a HBO Max divulgou apenas o número de assinantes na América Latina: 12,5 milhões, então podemos supor que boa parte é brasileira.
Em um mercado que abraçou o streaming durante a pandemia, ainda tem muito mais para crescer dentro dos usuários brasileiros. E a disputa se torna cada vez mais acirrada, com novas plataformas desembarcando por aqui ou “velhas conhecidas” desenvolvendo suas próprias soluções, como foi com a Globoplay.
NOVIDADE DA SEMANA
Leite condensado e cerveja são os itens mais vendidos pelo Mercado Livre em 2021
Indo contra a ideia de que e-commerce é sinônimo de eletrônicos e games, o Mercado Livre divulgou que os itens de supermercado foram os mais vendidos em 2021. Abaixo, a lista mensal dos dois produtos mais vendidos na plataforma:
Janeiro – Máscaras descartáveis | Leite condensado
Fevereiro – HD | Leite condensado
Março – Oxímetro de pulso | HD
Abril – Leite condensado | Cerveja
Maio – Leite condensado | Bolacha de chocolate
Junho – Cerveja | Máscara N95
Julho – Cerveja | Detergente líquido
Agosto – Cerveja | Leite condensado
Setembro – Bolacha de chocolate | MOP
Outubro – Máscara N95 | Leite Condensado
Novembro – Leite Condensado | Café moído
Dezembro – Azeite | Leite Condensado
Leite condensado e cerveja estão presentes em 10 dos 12 meses do ano e mostra como o e-commerce se adaptou a nova realidade imposta pela pandemia.
Vi no The Brief.