#98 A batalha dos streamings
Dados do mercado e o crescimento do streaming nos últimos anos
ESPECIAL: para a edição #100, irei responder ou convidar colegas para responder as perguntas que vocês sempre quiseram saber sobre marketing digital e analytics. Basta clicar aí embaixo e enviar sua pergunta.
HBO Max foi oficialmente lançado semana passada aqui no Brasil e é mais um player no disputado mercado de streaming. Nos dados brasileiros da plataforma de guia de streamings Just Watch, o primeiro trimestre de 2021 terminou com a liderança da Netflix com 32% da demanda na plataforma, seguido de Amazon Prime Vídeo com 26% e Globoplay com 8%. Contudo, todas apresentaram queda ou estabilidade em comparação com o final de 2020, sendo que a única que cresceu foi Disney+, que saltou de 6% (final de 2020) para 10% de participação.
Considerando o consumo, houve um crescimento expressivo na audiência durante a pandemia. Em mensuração do Ibope, os serviços de streaming superaram a audiência da TV paga no mês de Maio/2021:
Foram 6,9 pontos no Ibope para os streamings contra 6,7 da TV Paga.
Isso se deve ao aumento da popularidade dos streamings: dados do IBGE apontam que 32% dos domicílios brasileiros acessaram a internet por meio da TV em 2019, +9pp a mais que em 2018. Isso em um cenário pré-pandemia, provavelmente durante 2020 tivemos um aumento ainda maior.
Além disso, em dados da Motion Pictures Association, houve um aumento de 26% nas assinaturas de streaming entre Abril/2020 e Abril/2021 no mundo, totalizando 232 milhões de novas contas. No Brasil, Globoplay possui a maior base de assinantes, com mais de 20 milhões de usuários, seguida da Netflix com 18 milhões. Globoplay mais que duplicou sua base durante a pandemia, com crescimento de 145% entre 2019 e 2020.
Com HBO Max e outras soluções entrando no Brasil, fica bem apertado dentro da carteira do brasileiro caber todos os streamings. Cada marca terá que pensar em estratégias para reter e ganhar mercado no meio de tantas opções e acho que vamos ver inovações e surpresas para o resto do ano e 2022.
NOVIDADE DA SEMANA
Folha retorna ao Facebook após três anos
Em fevereiro de 2018, a Folha de São Paulo anunciou que ia parar de publicar em sua página de Facebook devido às mudanças no algoritmo e também a queda do alcance orgânico das páginas. Com as iniciativas de combate a fake news e discursos de ódio, a Folha retornou as postagens na rede social.
Vale reforçar que o Facebook está investindo em sites de notícias por meio do Facebook News, que ainda não chegou no Brasil. Talvez seja a proximidade da chegada que tenha incentivado o retorno da Folha.
Vi no Meio e Mensagem.