#121 A história da disputa entre Southwest Airlines e Steven Aviation
Como o uso de um slogan virou um dos maiores cases da história das Relações Públicas
#TBT é a edição #66, onde conto a história do filme que rendeu milhões de dólares em mídia espontânea pro governo da Austrália.
Adaptado desse artigo, em inglês.
Herb Kelleher é o fundador da companhia aérea Southwest Airlines, nascida em 1971. Em 1973, Southwest operava com apenas três aeronaves em três cidades do Texas quando a companhia dominante (Braniff Airways) iniciou a guerra dos 13 dólares, onde reduziu o preço médio das passagens para esse valor.
O que a Braniff fez é uma tática comum das empresas líderes de mercado: baixar o preço o máximo possível para que os concorrentes menores não consigam equiparar e, consequentemente, irem para falência. Naquela época, Southwest não tinha um grande tráfego de passageiros, então ou (1) tentava segurar os preços e evitar a falência ou (2) se diferenciava criativamente perante a Braniff.
Kelleher seguiu pelo segundo caminho e mostrou o motivo de ele ser referenciado como um dos melhores CEOs da história.
A Southwest seguiu com a oferta de 13 dólares por passagem, mas se o passageiro pagasse 26 dólares (preço comum), ele ganhava uma garrafa de whisky como brinde.
A tática deu certo, pois a maioria das viagens eram a trabalho, ou seja, como as despesas eram pagas pelas empresas, os passageiros escolhiam a passagem de 26 dólares para desfrutar do brinde.
O número médio de passageiros passou de 17 para 75 e a Southwest acabou virando a maior distribuidora de whisky no Texas. Também se tornou a principal companhia aérea da região após o declínio da Braniff, que faliu em 1982.
Contudo, a ideia que colocaria Kelleher no hall dos grandes CEOs da história viria na década de 90.
O duelo pelo slogan
No final da década de 90, a Southwest adotou o slogan “Just Plane Smart”, porém, era muito parecido com o slogan de uma companhia menor chamada Stevens Aviation (“Plane Smart”). O CEO da Stevens, Kurt Herwald, notificou a Southwest de que o slogan era registrado pela Stevens e que deviam parar a utilização. O que seria uma disputa judicial intensa e um desgaste midiático se tornou um dos maiores cases de relações públicas da história.
Os dois CEOs resolveram decidir o uso do slogan por meio de uma disputa de braço de ferro e a partida foi chamada de “Malice in Dallas”.
A imprensa nacional deu grande repercussão pra partida (estima-se que foram 6 milhões de dólares de mídia espontânea) e todos os ingressos foram vendidos. Até o presidente dos E.U.A. na época, George H.W. Bush, parabenizou Kelleher pelo evento.
A partida foi vencida pelo Herwald, que concordou em deixar a Southwest usar o slogan em troca de uma doação para a caridade. Kelleher aceitou e gerou ainda mais repercussão positiva para a Southwest, porém, a própria Stevens Aviation ganhou destaque nacional pós-evento e apresentou crescimento de 25% ao ano pelos quatro anos seguintes.
Todas essas ideias de marketing também são seguidas por uma excelente gestão de Kelleher, que esteve à frente da Southwest até 2008. A companhia manteve uma respeitável reputação de excelente lugar para se trabalhar durante os anos, com diversos artigos que mostram os segredos da felicidade e satisfação dos funcionários, mas todos são fundamentos que Kelleher implementou desde a criação da companhia.
NOVIDADE DA SEMANA
Google mostra as principais buscas em 2021
Todo ano o Google lança o Year in Search, que mostra as principais tendências dentro do buscador no ano. A edição de 2021 mostrou que a retomada para a vida “fora de casa” refletiu nas buscas: houve um crescimento de 100% nas buscas por “restaurantes legais perto de mim” e 500% em termos relacionados a “nos cinemas agora”.
Por outro lado, interações online ganharam ainda mais força. A busca por “jogos online com amigos” aumentou 70% e “como criar uma reunião virtual” aumentou 80%.
Outros dados você pode ver aqui e no vídeo abaixo.
Vi na newsletter Think with Google