#66 O filme que rendeu 86 milhões de dólares de mídia espontânea
Como o uso de um símbolo midiático trouxe visibilidade para a Austrália
Quer me dar uma força? Dá uma ajuda para divulgar minha newsletter. Compartilhe-a em suas redes sociais.
Em 2018, a Austrália resolveu fazer uma campanha de marketing para promover o país e atrair turistas. E trouxe uma ideia que ia além dos tradicionais cangurus e coalas: reviver o filme Crocodilo Dundee, um clássico do cinema.
O filme foi um sucesso na década de 80 e representava bem alguns dos traços característicos da Austrália e, durante o SuperBowl de 2018, lançaram um trailer de um novo filme da franquia.
A premissa do filme era que o filho do Dundee fosse até a Austrália encontrar seu pai e estava recheado de estrelas de Hollywood como Chris Hemsworth, Margot Robbie, Russell Crowe, Hugh Jackman e Isla Fisher. Criaram um site, redes sociais e uma página no IMDB.
Exibido durante o SuperBowl, a propaganda viralizou: 68 milhões de visualizações no YouTube, mais que o dobro das outras propagandas.
Contudo, o filme era fake, ou seja, uma ação de marketing do governo da Austrália.
Foi a ação mais comentada nas redes sociais naquela edição do SuperBowl. Muitas celebridades acreditaram em um novo filme de Crocodilo Dundee e comentavam nas redes sociais com entusiasmo. A repercussão durou semanas, com usuários usando a hashtag #BringbackDundee pedindo para que realmente o filme fosse gravado.
A segunda fase da campanha contou com a chamada de “Visite o set do filme” e convidava o público a conhecer os pontos turísticos e atrações naturais da Austrália, semelhantes aos cenários do filme.
Os resultados da campanha são impressionantes:
Foram investidos 24 milhões de dólares;
15.000 artigos em jornais e revistas, totalizando cerca de 86 milhões de dólares em mídia espontânea;
102 milhões de visualizações nos trailers no YouTube;
367 mil leads gerados no site oficial do filme;
250 mil menções em redes sociais;
9,2 bilhões de impressões;
Oito prêmios em Cannes Lions;
Maior ad recall da história no Facebook;
Nota 8,3 no IMDB sendo que o filme não é real.
Fugindo da abordagem tradicional de outros países para promover suas atrações turísticas, a Austrália foi para um caminho de entretenimento e aproveitamento de um símbolo clássico. Baita sacada.
NOVIDADE DA SEMANA
Saiu o tradicional vídeo de Natal da Coca-Cola
Dirigido por Taika Waititi, o vídeo A Carta também é uma comemoração aos 100 anos de lançamento da primeira campanha da Coca-Cola, com referências a várias campanhas icônicas da marca, como os caminhões da Coca-Cola.
Vi no B9.