#5 Um rápido tutorial sobre métricas de Stories

Como tirar insights e aprendizados com seus stories no Instagram

Toda conta Business ou Creator no Instagram possui acesso ao Insights (ou Informações) onde há as métricas que abrangem basicamente tudo de seu perfil. Há diversas informações para você consultar e descobrir sua performance e resultados, mas atualmente um dos conteúdos mais usados por praticamente todos os usuários e marcas é o Stories. E por isso que, para sua marca ou perfil de trabalho, é importante acompanhar as métricas para descobrir onde pode melhorar.

Para você ver métricas de seu conteúdo (Stories + Feed posts), você tem que entrar em seu Insights e logo na tela inicial se localiza essas informações. Descendo a mesma tela, você chegará nos Stories. Aparecerão os que estão no ar ainda, mas você consegue ver todos já feitos em seu perfil Business ou Creator e, consequentemente, seus dados. Clicando em um, você verá o Story e, puxando para cima com o dedo, você acessará essa tela:

O Instagram divide em dois tipos de ações dentro de um conteúdo: interações e descoberta. Interações são basicamente os cliques que o usuário fez dentro do seu conteúdo. No nosso exemplo acima, houve dois “sticker taps” ou cliques no usuário ou lugar marcados no story. E nenhuma visita ao perfil que produziu o story. Se tivesse replys (respostas) ou reações, apareceriam aqui também.

Em Descoberta, temos o engajamento dos usuários. São sete métricas: Accounts reached (Contas alcançadas), Impressions (Impressões), Follows (Seguimentos), Back (Voltar), Forward (Toques para avançar), Next Story (Próximo Story) e Exited (Saídas).

Back são o número de vezes que seu story foi repetido. Forward é quem passou para o próximo story do mesmo usuário. Aqui tem uma diferença com a métrica Next Story, pois esse significa que o usuário passou para o próximo usuário, ou seja, deslizou o dedo horizontalmente. E Exited é quem saiu dos stories e voltou para o feed.

Os dois últimos são métricas de sentimento negativo, ou seja, representam uma rejeição ou sinal negativo para seu conteúdo. E os dois primeiros são sinais positivos. Sabendo disso, você consegue saber quais stories geram mais engajamento positivo, além de interações com stickers, hashtags, usuários, etc. É importante criar stories que engajam porque o Instagram contabiliza tudo isso para privilegiar seu conteúdo no algoritmo. Eu falei bastante de algoritmo das redes sociais nesse post do meu blog. Sendo assim, produzir stories de enquetes ou outros recursos que atraem engajamento é um mecanismo para que seu perfil seja priorizado no feed dos usuários.

Então, acompanhe suas métricas para saber quais conteúdos funcionam mais em termos de impressões e engajamento. E utilize isso para potencializar seu conteúdo e gerar oportunidades de negócio.


NOVIDADE DA SEMANA

Instagram libera customização de filtros para qualquer usuário (inclusive marcas)

Aproveitando o assunto Stories, agora será possível qualquer usuário fazer seu filtro customizado e distribuir para sua rede de contatos. Por meio da plataforma de realidade aumentada Spark AR Studio, o Instagram liberou a criação de filtros para qualquer usuário, incluindo marcas.

O objetivo da rede social é que as marcas criem conteúdo relevante para sua audiência, apropriando-se dos filtros para engajar e divulgar organicamente sua marca. Vale lembrar que filtros customizados estavam em fase de testes para alguns usuários, especialmente designers, e muitos fizeram sucesso no Instagram, como é o caso da @sereiahipster (aliás, sigam ela. Maravilhosa).

Vi no Meio e Mensagem