#94 Nova mudança no algoritmo do Instagram
Como funciona o algoritmo e o que mudou nesse ano
#TBT de hoje é a edição #57 sobre como funciona o algoritmo do TikTok.
O Instagram anunciou uma mudança no algoritmo do feed e stories devido as reclamações sobre a falta de visibilidade dos conteúdos envolvendo o conflito na Palestina. A mudança principal é a equalidade entre conteúdos originais e conteúdos repostados ou compartilhados, pois antes o Instagram favorecia mais os originais.
Essas reclamações vieram dos funcionários do próprio Facebook, que notavam que os conteúdos envolvendo o lado palestino do conflito estavam sendo restritos ou removidos da plataforma, sendo que muito deles eram repostagens ou fotos/vídeos não originais.
Vale lembrar que nunca foi claro o funcionamento do algoritmo do Instagram. No final do ano passado, a rede social respondeu algumas dúvidas sobre o algoritmo, mas nunca vimos uma explicação detalhada. O mais próximo que tivemos foi a divulgação dos pilares do algoritmo em 2019, quando o Instagram divulgou os três fatores que mais influenciam no algoritmo: interesse, tempo e relacionamento.
Interesse é basicamente engajamento: o feed e os stories priorizarão os perfis que você mais se engaja dando like, fazendo comentários, assistindo os stories, respondendo os stories, etc. Aqui também entra os conteúdos que são de seu interesse, pois o algoritmo do Instagram consegue captar quais “temas” você mais se engaja. Um bom espelho disso é na aba Search (ou Explore) que mostra vários conteúdos que, na teoria, você mais se interessa no Instagram.
Tempo é a recência do conteúdo. Juntamente com os outros fatores, os conteúdos mais recentes serão sempre priorizados no feed e stories, ou seja, dificilmente você verá postagens ou stories antigos.
Relacionamento é a forma como você demonstra proximidade com os perfis. Por exemplo, se você marca um perfil nos comentários, se você envia mensagem direta, você posta story/post marcando esse perfil, etc. o Instagram entende que você possui algum relacionamento com esse perfil, logo, irá prioriza-lo no seu feed/stories.
Muitos especialistas afirmam que o algoritmo muda com certa frequência, assim como ele vai se moldando de acordo com nossos hábitos devido ao machine learning que o algoritmo carrega. Contudo, uma coisa nunca muda: o bom conteúdo sempre irá prevalecer em qualquer algoritmo.
NOVIDADE DA SEMANA
YouTube transmitirá o Campeonato Paulista em 2022
Não basta a concorrência pelos direitos de transmissão entre os canais de TV aberta e fechada, agora as plataformas também estão buscando essa audiência esportiva. É a primeira vez que o YouTube adquire direitos de transmissão de algum torneio de futebol no Brasil.
Não poderá transmitir todos os jogos, mas as 16 partidas contratadas é o suficiente para selecionar as partidas principais.
Vale lembrar que, em 2018, o Facebook havia fechado a transmissão da Copa Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa para as temporadas de 2019 até 2022 via a plataforma Facebook Watch. Porém, decidiu não renovar para depois de 2022, o que pode ser um sinal ruim para o futuro das transmissões por parte das plataformas sociais.
Vi no B9.