#83 O investimento de mídia em 2020
Dados da CENP sobre o ano de 2020 mostra como a pandemia impactou no investimento publicitário
Já somos um pouco mais de 2.100 inscritos na minha newsletter. Me ajuda a aumentar esse número compartilhando essa edição em suas redes sociais. Agradeço desde já!
O levantamento da Cenp-Meios mostrou o faturamento em cada mídia no ano de 2020. Foram consultadas 217 agências e o investimento total apresentou uma queda de 19% em relação a 2019 (14,2 bi vs. 17,5 bi).
O único meio que cresceu em participação foi o Digital (26,7% vs. 21,2%), contudo, esse resultado se deve mais a redução dos outros meios: em números absolutos, o Digital cresceu apenas 1,65% (total de 3,7 bi). Devido a pandemia, Cinema sofreu uma queda de 78,8% no volume de investimento, seguido de Revista (queda de 50,4%) e Jornal (queda de 41,2%). Até a TV Aberta, responsável pela maior participação no bolo publicitário, caiu 20,4% em comparação com 2019.
Era esperado um maior investimento em digital devido as restrições da pandemia, mas eu esperava um investimento bem maior em outros meios como TV Aberta ou TV Fechada, que não foram tão afetados quanto Cinema e Out of Home. Por outro lado, é compreensível que tenha tido uma retração geral devido a crise econômica gerada pela pandemia.
Para ver os dados separados por região, estado e mais detalhes do levantamento, acesse o site da Cenp-Meios.
NOVIDADE DA SEMANA
YouTube testa mecanismo que detecta violação de direitos autorais durante o upload do vídeo
Atualmente, o algoritmo do YouTube identifica violações de direitos autorais após um tempo que o vídeo está no ar. Depois de três strikes (ou seja, reivindicações), o YouTube pode até deletar o canal permanentemente. Abaixo, um vídeo (19 minutos) da própria representante do YouTube sobre como funciona as regras de direitos autorais na plataforma.
Para evitar o risco de sofrer essas reivindicações, o YouTube está testando detectar logo no upload do vídeo para avisar o criador de conteúdo antes de publicar.
Vi no B9.