Ainda não assina minha newsletter? Deixa seu e-mail e receba toda quinta de manhã uma edição.
The Future 100 é um dos relatórios de tendências mais conhecidos do mercado e acabou de sair a edição 2021. Vale considerar que o contexto de pandemia permeou diversos apontamentos do relatório, inclusive no meio da pandemia houve uma versão 2.0 da edição de 2020 devido ao atual cenário. Como de costume, são 100 tendências em diversas áreas como Tecnologia, Saúde, Varejo, Viagem, Comida, Beleza e Marketing.
Muitas tendências já estamos presenciando no dia a dia. Por exemplo, eventos ao vivo sendo reestruturados e repaginados dentro da pandemia (ex: modelos de drive-in), novas experiências dentro de gaming (ex: cloud gaming como Stravia) e touchless travel são algumas das tendências derivadas da pandemia e que já estamos vivenciando. Inclusive a área de games teve bastante destaque no relatório, sendo que uma das tendências eu achei bastante interessante: mixed realities, ou seja, o uso mais criativo e avançado em realidade aumentada para os jogos.
Nas partes de Viagem e Comida, basicamente todas tendências são afetadas pela pandemia, como hospedagens redesenhadas, incentivos fiscais para retomada do turismo e ghost kitchens, movimento feito para ampliar a oferta de delivery.
Na parte de marketing, três pontos me chamaram a atenção: branding together, ou seja, marcas/concorrentes se unindo em torno de causas ou pautas; TikTok ads ganhando intensidade para 2021 e Modelos de subscrição para hotéis e negócios, principalmente de luxo, buscando a fidelidade e receita contínua do consumidor.
Em Varejo, live commerce e expansão/modernidade para delivery e ecommerce são os destaques para 2021. Devido a forçada digitalização ocorrida durante 2020, muitas marcas criaram a estrutura para avanço e modernidade de suas operações em ecommerce e cadeia de logística e distribuição, além das próprias plataformas como Instagram e WhatsApp criarem recursos para facilitar a venda de produtos.
O relatório completo você pode baixar aqui.
NOVIDADE DA SEMANA
Facebook melhora seu algoritmo de reconhecimento de imagens
Com o objetivo de melhorar a acessibilidade para deficientes visuais, o Facebook anunciou um avanço no reconhecimento e descrição de imagens. Agora, o algoritmo poderá oferecer mais detalhes nas imagens: antes a IA trabalhava em cima de 100 descrições conceituais para fazer o trabalho, agora o método envolve mais de 1.200 itens do tipo, incluindo alimentos e monumentos diferentes.
Com certeza ainda deve ter muito a melhorar, mas pouco a pouco teremos sistemas inteligentes para transformar imagens (e até vídeos) em textos.
Vi no B9.