#73 Tendências 2021 na área de mídia
As tendências apontadas pela Kantar Insights nesse cenário de pandemia
Ainda não está inscrito(a) na minha newsletter? Deixa o email aí abaixo. Toda quinta de manhã uma edição nova.
A Kantar Ibope Media lançou sua lista de tendências para 2021 na área de mídia e, claro, a pandemia estava presente em praticamente todas previsões. E separei as previsões que achei mais interessantes.
Assinante bumerangue
Com a explosão de opções de SVOD (Vídeo sob demanda por assinatura) durante a pandemia, o consumidor está assinando e cancelando streamings de acordo com o que oferecem ou por questões financeiras. A tendência é surgirem opções de agregação de streamings, como ocorreu com a oferta do Globoplay combinada com Disney+ e o crescimento da Roku.
Diversificação das ofertas dos grandes grupos de mídia
Os grandes conglomerados de mídia estão diversificando sua oferta de conteúdo, criando seus próprios SVOD, VOD (Vídeo sob demanda) e canais digitais como YouTube e aplicativos. Esse movimento serve para concorrer com Netflix e Amazon, mas também para aproximar mais seu espectador em forma crosschannel, por exemplo, HBO atualmente possui TV por assinatura e seu próprio streaming, que servirá de plataforma de lançamento para os filmes da DC e Warner.
Mais canais, mais dados
A aceleração digital causada pela pandemia fez surgir mais canais de contato com o consumidor. Novas plataformas como streamings, meios contactless e outras soluções geram mais dados e, consequentemente, desafia as organizações a como transformar dados em insights. Assim, estamos presenciando novas soluções de MarTech como Customer Data Platforms (CDPs) para ajudar a agregar e consolidar os dados de diversos pontos de contato.
Mundo cookieless
Com Google, Apple e Facebook cada vez mais restringindo cookies de terceiros, as companhias investirão em tecnologias para coleta de dados first party, ou seja, ter sua coleta em seus próprios domínios e canais. O desafio é desenvolver um parque de tecnologia que consiga coletar, unificar e transformar esses dados para serem ativados, principalmente para o lado dos veículos, onde serão afetados por essas mudanças dos principais players do mundo digital.
Veja o detalhamento de cada previsão e outras que estão fora da minha lista no próprio report da Kantar.
NOVIDADE DA SEMANA
Facebook reformula o visual das páginas e se foca no volume de seguidores
Sai o termo fãs, entra o termo seguidores. Esse é uma das mudanças que as páginas no Facebook sofrerão nos próximos meses. Também ficará mais fácil para o usuário seguir páginas e até os administradores de páginas acompanharem outras páginas. Além disso:
A biografia e descrição das páginas terão mais destaque;
Administradores poderão fazer um novo tipo de publicação, com um formato de perguntas e respostas para interagir com os seguidores;
Haverá um Feed de Notícias voltado para os administradores. Por meio dele, os criadores de conteúdo poderão seguir, interagir em posts e acompanhar tendências;
Comentários de figuras públicas e páginas verificadas serão destacados em toda a rede social;
O selo de verificado ficará destacado nesses comentários, e haverá um botão "Seguir" ao lado do nome da página.
Vi no G1