#67 Livros não-técnicos para analistas de dados
Livros para ajudar a aprimorar a capacidade de análise e interpretação de dados.
Ainda não é assinante da minha newsletter? Deixe seu e-mail abaixo e se inscreva.
Já deve ser conhecido por você que há muitas opções de livros e cursos (aqui tem algumas dicas) para aprender mais sobre analytics e métricas digitais. Grande parte se foca no que é essencial: técnica. Aprender a mexer nas ferramentas, entender os principais conceitos e fundamentos para exercer a função de B.I. (business intelligence).
Contudo, só a técnica não é suficiente para a evolução de um analista.
O que diferencia um analista excelente de um médio é sua capacidade de análise e trazer insights para o negócio.
E desenvolver isso não é fácil, sendo que o caminho natural é por meio da experiência, aprendendo no dia a dia com outros profissionais e vivenciando uma pluralidade de projetos. Mas também ajuda muito ler livros que abram sua cabeça para olhar os dados com abordagens diferentes e assim ter mais bagagem para realizar análises melhores.
Imagem tirada daqui.
Abaixo deixo alguns livros que durante meus dez anos de carreira me ajudaram a construir melhores análises e evoluir meu trabalho. Todos com link para Amazon e em língua portuguesa.
Small Data (Martin Lindstorm)
Livro que nos dá dicas de como rastrear e interpretar pistas que podem revelar tendências ou macro insights. Bem curto e gosto bastante do outro livro do mesmo autor: A Lógica do Consumo.
Fora de Série (Malcolm Gladwell)
O livro mostra como os dados e suas respectivas interpretações ajudam a desconstruir a ideia de sorte ou talento em diversos profissionais, atletas e artistas. É nesse livro que existe a famosa teoria das 10 mil horas de prática para se atingir a excelência. Outro livro muito bom do mesmo autor e que recomendo para quem estuda influenciadores digitais é O Ponto da Virada.
O Sinal e o Ruído (Nate Silver)
É a estatística aplicada na vida real e como ela nos afeta se mal interpretada ou manipulada para nos enganar, trazendo exemplos reais do nosso dia a dia. Nate Silver é conhecido por acertar diversas previsões em eleições e outros temas em seu blog (em inglês).
O Andar do Bêbado (Leonard Mlodinow)
Uma espécie de contraponto ao livro Fora de Série, o autor mostra como o acaso e a aleatoriedade afetam nosso dia a dia com exemplos e modelos matemáticos. E assim nos ajuda a entender melhor como erros da estatística podem ocorrer em nossas análises.
Tudo é Óbvio (Duncan Watts)
O autor desafia o julgamento de senso comum e mostra que as explicações que damos para o que observamos na vida são menos úteis do que parecem e conspiram para nos fazer acreditar que entendemos mais sobre o comportamento humano do que de fato entendemos. É um livro que aumenta seu senso crítico sobre os dados.
Esses são apenas alguns livros que mais me marcaram na carreira, dá para fazer umas dez edições de newsletter só com indicações. Mas comenta aí, quais livros você recomenda para abrir sua cabeça no universo de dados?
NOVIDADE DA SEMANA
YouTube cancela edição 2020 do YouTube Rewind
Acima o Rewind de 2019. A retrospectiva existe desde 2010 e sempre tem muitos brasileiros.
A famosa retrospectiva do YouTube não terá sua edição 2020. Em comunicado oficial no Twitter, o YouTube alega que o ano foi difícil para todo mundo e que não há muito o que celebrar.
Obs: a edição de 2018 foi um dos vídeos mais desgostados da história do YouTube e por isso a frase inicial na edição de 2019.
Vi no B9.