#64 Quanto que o Medium paga por artigo?
E as técnicas para aumentar as chances de sucesso nessa plataforma.
Tá gostando das edições? Dá uma força e divulga minha newsletter em sua rede, só clicar abaixo.
Para quem não conhece, o Medium é uma plataforma de artigos que você pode acessar gratuitamente (com um limite de artigos lidos por mês) ou ser parte do membership premium (5 dólares por mês) que tira esse limite e também faz uma curadoria de artigos de acordo com o que você consome. Abaixo, a minha tela inicial com artigos que o Medium entende que sejam interessantes para mim de acordo com meu hábito de leitura.
O incentivo para os autores escreverem no Medium é seu programa de remuneração, onde o autor é remunerado de acordo com o número de visualizações de seus artigos. Infelizmente ainda não chegou no Brasil ainda (mas temos outras formas de ser remunerado nos meios digitais, dá uma olhada nesse post), mas creio que logo chegará, visto que consumimos bastante conteúdo digital. Mas quanto que se ganha nesse programa de remuneração?
Nesse artigo, o autor abre o quanto que ganhou em quatro meses: quase 12 mil dólares.
A variável principal é quantos leitores premium leram seus artigos.
Ele cita alguns fatos de sua experiência:
Colocar números no título ajuda a viralizar seu artigo;
Grande parte dos seus rendimentos vem de poucos artigos (deve ser a proporção de Pareto: 80% da sua receita vem de 20% dos artigos);
Artigos viralizam meses depois de você publicar.
Nesse vídeo (em inglês), a autora mostra o quanto que ganhou com um artigo sendo privilegiado na home e nas recomendações da curadoria do Medium (inclusive esse artigo dela eu traduzi e adaptei nessa edição).
6,3 mil dólares dividido por 437 mil visualizações = 14,55 dólares a cada 1.000 visualizações. Nada mal, hein?
Agora quais dicas esses autores dão para conseguir mais visualizações pagas? Resumi alguns:
Submeta seus artigos em grandes agregadores como The Startup ou faça parceria com outros autores mais populares;
Encontre os extremos, ou seja, conte histórias que sejam excepcionais;
Finanças pessoais é um assunto quente, principalmente quando se fala em fontes alternativas de dinheiro (exemplo: essa própria edição da newsletter, onde falo como ganhar dinheiro no Medium);
Crie um título impactante, que chame a atenção.
Alguns artigos que li (inclusive no próprio Medium) dizem que em termos de rentabilidade, o Medium paga melhor que o YouTube e outros canais. Mas entendo que quem produz conteúdo não pode ficar focado apenas em um canal, tem que diversificar suas fontes porque, caso um dia algum canal acabe, o criador não perca todo seu trabalho.
NOVIDADE DA SEMANA
TikTok lança primeira campanha publicitária no Brasil
Com o mote “Começa no TikTok”, a campanha foi veiculada na TV aberta, a cabo e no out of home com várias peças mostrando tendências de culinária, dança, músicas e dicas de beleza que tiveram início na rede social, todas com influenciadores da plataforma.
É a primeira campanha em mídia tradicional, mas a rede já fez ações nos programas A Fazenda da Record e no Big Brother Brasil 2020 na Globo.
Vi no Meio e Mensagem.