#63 Impulsionar uma publicação ou criar um anúncio no Facebook Ads Manager?
Quais as diferenças e vantagens de se utilizar um ou outro em mídia paga no Facebook e Instagram
Inscreva-se na minha newsletter e não perca nenhuma edição. Toda quinta de manhã em sua caixa de entrada.
Agradecimento ao meu amigo Leonardo Zaneti pela consultoria nessa edição.
Um assunto recorrente nos cursos de marketing digital é a diferença entre impulsionar publicação e criar um anúncio no Facebook Ads Manager. Há diversas diferenças em termos de funcionalidades, mas o foco aqui é saber qual é o mais efetivo em termos de resultados.
Se você procurar no Google ou no YouTube, encontrará diversos conteúdos mostrando que:
SIM, é mais efetivo criar anúncio no Facebook Ads Manager do que apertar o botão de impulsionar publicação.
Contudo, o quão mais efetivo é fazer isso?
Nesse artigo, o autor fez um experimento empírico pessoal e descobriu que chegou a ser 4 vezes mais efetivo fazer um anúncio no Ads Manager do que o uso simples do impulsionamento.
Ele escolheu um post e dedicou 5 dólares via impulsionamento e 5 dólares via anúncio no Ads Manager, configurando de forma igual e em semanas distintas. Abaixo, a configuração que ele fez no impulsionamento.
Deixou o período de 24h, configurou para otimização via engajamento, atingiu apenas perfis conectados à página ou de amigos de fãs e rodou apenas no Facebook.
O impulsionamento rodou em um dia e na semana seguinte, ele criou um anúncio no Ads Manager usando o mesmo post e otimizando para engajamento, porém acrescentou, na segmentação, os fãs da página de Gary Vaynerchuk e que ainda não eram fãs da página do autor. Eis o resultado final:
Via impulsionamento: 3 engajamentos e 488 usuários alcançados.
Via anúncio no Ads Manager: 13 engajamentos e 731 usuários alcançados.
Importante ressaltar que foi um experimento pontual, mas que endossa, mesmo que de forma parcial, que as possibilidades de segmentação e configuração dos anúncios ajudam muito na hora de ganhar resultados. Na minha experiência pessoal, toda vez que impulsionei um post, de fato, os resultados ficaram abaixo do que esperava. Sem falar que o impulsionamento é limitado, não conseguimos criar muitas segmentações nem fazer remarketing.
Se você só impulsiona posts e nunca criou um anúncio no Facebook, recomendo dar uma olhada nesse conteúdo do Facebook Blueprint para aprender e começar a otimizar seu dinheiro. O impulsionamento é a porta de entrada para esse universo de anúncios na rede Facebook, mas a partir do momento que você entender as possibilidades do Ads Manager, você verá que dá para fazer muito mais com a mesma grana investida.
NOVIDADE DA SEMANA
Google anuncia o futuro de sua plataforma de analytics: o Google Analytics 4 property
Semana passada, o Google anunciou uma mudança na abrangência da coleta do Google Analytics. Desde o ano passado em beta, o Google Analytics App+Web unificava a mensuração dos resultados de site e aplicativo.
Com novos recursos de inteligência artificial e camadas de privacidade de dados, agora o Google Analytics App+Web passa a se chamar Google Analytics 4 property.
Mais detalhes aqui no blog da DP6.