#60 Como uma pequena garota revelou uma rede de aplicativos maliciosos
E como ensinar segurança da informação na internet é importante para os dias atuais
Em Novembro, darei um curso de Monitoramento em Mídias Sociais na Cásper Líbero, formato online. Se você quer aprender mais sobre essa técnica para sua estratégia de marketing, dá uma olhada em mais detalhes aqui.
Adaptado dessa matéria na Ars Technica
Uma pequena garota na República Tcheca denunciou um perfil no TikTok que estava promovendo um aplicativo suspeito. A denúncia foi feita para o programa Be Safe Online, que educa crianças sobre segurança digital.
Graças a isso, os órgãos responsáveis identificaram uma rede de aplicativos maliciosos, na maioria de temas como entretenimento, papéis de parede e downloads de música, que exibiam anúncios nos aparelhos dos usuários mesmo com os aplicativos fechados. Alguns deles eram pagos, com valores entre $2 e $10 dólares, totalizando quase $500 mil dólares em vendas e o total de downloads dessa rede de aplicativos batia 2,4 milhões. Mesmo sendo desinstalados, esses aplicativos se mantinham ocultos dentro do celular do usuário, dificultando sua remoção.
A denúncia da criança veio na desconfiança em uma propaganda de um dos três usuários no TikTok que estavam promovendo esses aplicativos, sendo que um deles continha mais de 300 mil seguidores. A rede já anunciou que suspendeu essas contas e o Google já derrubou esses aplicativos na Play Store.
Aqui entra o debate sobre como podemos conscientizar as pessoas sobre segurança nas redes. Se um conhecimento adquirido por uma garota conseguiu identificar uma fraude, imagina o tanto de outros casos que seriam evitados se as pessoas tivessem consciência do ambiente digital. Precaver-se contra fake news, alertar sobre questões envolvendo privacidade e direitos a acesso a informação são alguns dos assuntos que tornariam a web um ambiente menos suscetível a golpes ou desinformação.
Será que deveria ser um dever do Estado prover esse conhecimento, seja via educação ou programas de conscientização nos meios de comunicação? Ou dever das plataformas sociais, como Facebook e YouTube, de buscar informar os usuários sobre segurança, visto que são os locais onde mais se proliferam esses problemas?
NOVIDADE DA SEMANA
LGPD entrou em vigor, mas multas só começam ano que vem.
No último dia 18, foi sancionada a lei número 13.709 que estabelece as regras da Lei de Proteção de Dados Pessoais. Estava previsto para começar apenas em Agosto de 2021, contudo, em um movimento surpresa, o Senado derrubou essa regra e forçou a sanção para esse ano.
Contudo, mantiveram a aplicação de multas a partir de Agosto de 2021, ou seja, a lei está valendo, mas as organizações não sofrerão multas até esse mês. Na prática, as empresas possuem até Agosto para se adequarem e o governo federal deve organizar e construir a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) que será responsável por fiscalizar e multar as organizações.
Na minha bolha do LinkedIn, quase metade dos respondentes afirmaram que ainda não estão prontos para a LGPD.
Vi no Olhar Digital.