#6 Principais números do mercado de e-sports
Entenda um pouco mais desse universo que está crescendo dois dígitos por ano em investimento e popularidade
Nesse mês, a Honda anunciou o patrocínio do League of Legends Championship Series, o principal campeonato de LoL dos Estados Unidos. No começo do ano, a marca japonesa virou patrocinadora da equipe Liquid, tricampeã do torneio.
A Honda é apenas mais uma de tantas marcas como Mastercard, Red Bull, Samsung, Gillette e Walmart que entraram de vez nesse mercado. Não é por menos: os números impressionam pelo volume e pelo crescimento esperado. Dados da Newzoo mostram que há uma audiência de mais de 450 milhões de consumidores de e-sports pelo mundo e esse número cresce pelo menos 14% ao ano.
No Brasil, temos 9,2 milhões de pessoas que consomem conteúdo de e-sports e 12 milhões que consomem ocasionalmente (uma vez por mês), representando um crescimento de 20% em relação a 2018. Vale ressaltar que o Brasil é a terceira maior audiência do mundo, perdendo apenas para China e EUA.
2019 é o ano que o mercado bateu 1 bilhão de dólares em investimento (crescimento de 26,7% em relação a 2018), com aumento expressivo em direitos de transmissão e patrocínio. Não temos dados consistentes do mercado no Brasil.
Agora, alguns números em plataformas digitais:
Twitch é considerada a principal plataforma para streaming de jogos, eventos, torneios e até de influenciadores gamers. Ano passado, a E3 (principal evento da área de games no mundo) bateu o recorde de espectadores simultâneos no Twitch: 2,9 milhões de usuários. Na edição desse ano, a apresentação da Microsoft foi a que mais teve espectadores: 1,5 milhões.
Nos games, Fortnite segue sendo o líder no Twitch com mais horas assistidas pelos espectadores (1.636 milhões de horas), sendo o dobro de League of Legends (816 milhões de horas). Porém, em termos de jogos oficiais, ou seja, jogos em campeonatos e torneios, LoL lidera com 347 milhões de horas assistidas. Em segundo lugar, está Counter Strike: Global Offensive com 247 milhões de horas assistidas.
Uma curiosidade: uma ação da rede Wendy's ganhou o Grand Prix (prêmio máximo) na categoria Social & Influencer em Cannes com uma intervenção no jogo Fortnite. Veja o case aqui.
No Youtube, o segundo maior canal em número de inscritos no mundo possui a temática games como principal conteúdo: PewDiePie possui mais de 99 milhões de inscritos. Nos canais do Brasil, temos um representante no Top 10 de canais com mais inscritos: Authentic Games (17 milhões de inscritos).
São números surpreendentes e que crescem 15%, 20% a cada ano. Vale ficar de olho e acompanhar o mercado.
NOVIDADE DA SEMANA
Facebook lança ferramenta para usuários controlarem os anúncios que chegam até eles
Finalmente o Facebook agora vai facilitar quais anunciantes queremos receber anúncios em nossas timelines e stories. A ferramenta se chama Off-Facebook Activity e será disponibilizado em breve para todos os usuários da plataforma. De acordo com o porta-voz do Facebook, será possível ver todas as empresas que possuem dados sobre nós e que as utilizam para direcionar anúncios ou para pesquisa. Poderemos bloquear as empresas que desejarmos e com certeza seremos surpreendidos pela quantidade e diversidade de empresas que estão com nossos dados em mãos.
Esse recurso pode ser considerado uma ação de resposta após a definição da multa de 5 bilhões de dólares imposta pelo governo estadunidense sobre o Facebook envolvendo os escândalos de violação da privacidade dos usuários. E provavelmente essa ferramenta não será tão divulgada pelo próprio Facebook, afinal, privacidade não dá receita.
Vi no Brainstorm 9.