#46 Como dois estudantes faturaram 600.000 dólares em 24 horas

Um truque de marketing que gerou milhares de pedidos

Novo por aqui? Assine minha newsletter semanal, toda quinta de manhã em sua caixa.

Resumido, adaptado e traduzido desse artigo.

Em 2017, dois estudantes da Universidade do Arizona divulgaram uma ação de marketing da marca Sunny Co Clothing (de propriedade deles): quem repostasse a imagem abaixo em suas timelines ganhava esse maiô de graça, pagando apenas o frete (12 dólares, o valor do produto é de 64 dólares). A ação durava apenas 24 horas.

Do dia para noite, o perfil da marca saltou de 7 mil para 784 mil seguidores. Foram mais de 346 mil pedidos, mas eles tiveram que limitar para 50 mil. Então, 50 mil multiplicado por 12 dólares = 600 mil dólares em 24 horas. Sofreram com problemas de entrega e tiveram que ressarcir 73 mil dólares dos pedidos, mas mesmo assim, muito dinheiro.

Alguns artigos apontaram como uma das maiores falhas de marketing desse milênio, comparando até com o caso Fyre Festival. Mas por outro lado, vale enfatizar que toda campanha custou zero dólares, ou seja, eles não tiveram nenhum prejuízo nessa história.

Mesmo considerando custos de frete (estima-se que, em média, seja 3 dólares via USPS) e de produção, podemos estimar que esses dois estudantes tenham lucrado muito dinheiro com essa ação. E aqui estão alguns elementos que contribuíram:

1. O aspecto “de graça”

Não era de graça, mas o discurso de venda fez parecer que era. Ao sinalizar que a peça custa 64 dólares, mas que compartilhando um post a peça sairia de graça, os olhos brilham pra qualquer usuário. Mas a verdade é que não é de graça, e sim tem uma taxa de frete que é bem mais alta do que a média, ou seja, o preço está embutido aí.

2. O senso de urgência

Colocar que a promoção termina em 24 horas faz com que os usuários corram para não perder essa chance. É a teoria da aversão a perda, ou seja, o ser humano possui esse senso de não querer perder algo em um tempo curto.

3. Conteúdo relevante para compartilhar

Olhando a imagem novamente, percebe-se que não é um conteúdo que diríamos que seja propaganda. É uma fotografia que qualquer usuário tiraria e postaria em sua timeline, além de que é uma imagem que transmitia a estação do ano (verão) e um desejo (piscina).

Claro que ações como essa tendem a dar errado e o caso da Sunny Co Clothing seja uma exceção, mas dá para tirar aprendizados bons e ruins disso tudo.


NOVIDADE DA SEMANA

Twitter anuncia tweets em áudio

Restrito a um pequeno grupo de usuários de iOS, o recurso promete humanizar a comunicação na plataforma, de acordo com a postagem oficial (em inglês). O áudio suporta até 140 segundos e aqui temos um exemplo em português.

Vi no Brainstorm 9.