#39 Destaques do estudo Cenp-Meios 2019
Internet e OOH cresceram em participação na verba publicitária em 2019
Ainda não é assinante da newsletter? Inscreva-se agora.
#jabá Teremos mais uma edição do Live Content da DP6. Serão três webinars sobre mercado digital e analytics. Veja mais detalhes aqui no Linkedin.
Cenp-Meios é um dos estudos mais tradicionais do nosso mercado e acabou de ser divulgado. Nele, conseguimos ter uma visão da divisão de investimentos que as agências fazem entre os canais de comunicação: cinema, internet (áudio, search, display, social e vídeo), jornal, out of home (OOH), rádio, revista, televisão aberta e televisão por assinatura.
Um ponto importante nesse estudo em comparação com 2018 é que o número de agências consultadas aumentou de 78 para 226, contemplando mais agências médias.
Como já visto em outras edições, o investimento em televisão aberta e por assinatura vem caindo em participação, porém, ainda representam um pouco menos de 60% da verba de mídia. Internet subiu de 17,7% para 21,2% e out of home, que já era a terceira mídia mais investida, aumentou sua participação de 8,4% para 10,5%. De fato, temos visto diversas iniciativas em OOH que visam aperfeiçoar tecnologia e diversificar canais, desde mídias mais elaboradas dentro de elevadores e salas de espera até outdoors digitais e conectados a internet, com possibilidade até de serem mídia programática e contratadas em tempo real.
Display ainda domina os investimentos em internet, porém, áudio já está timidamente ganhando espaço graças ao crescimento de podcasts e de modelos de negócio mais maduros em streamings como Spotify, ou seja, a tendência é crescer mais nesse ano.
Também estou curioso sobre como nossa época de isolamento social irá afetar esses dados do Cenp-Meios para 2020, mas isso saberemos só ano que vem.
NOVIDADE DA SEMANA
Lançado só no streaming, "Trolls 2” fatura 100 milhões de dólares em menos de um mês nos EUA
Vendido por 19,99 dólares, o filme conseguiu 5 milhões de alugueis e já superou o antecessor em termos de bilheteria. O filme ainda será exibido nos cinemas em outubro, potencializando ainda mais esse valor financeiro para a Universal Studios.
Com Netflix registrando um crescimento acima do esperado no volume de assinantes nesse período de pandemia mais esse resultado do sucesso de Trolls 2, veremos mais estúdios lançando seus filmes no VOD (video on demand). Eu mesmo aluguei vários filmes no Youtube e Net Now nessa quarentena e creio que deve ser um comportamento comum para outras pessoas.
Vi no Brainstorm 9