#31 Previsões do mercado de e-sports para 2020
O novo relatório da Newzoo traz um cenário promissor, mas reforça dominância de alguns players no mercado.
1,1 bilhões de dólares. Esse é o investimento estimado para o mercado de e-sports para 2020, representando um aumento de 15,7% em relação a 2019, de acordo com o último relatório da Newzoo. O volume de investimento acompanha a tendência de crescimento da audiência, para quase 495 milhões de pessoas em 2020 (11,7% maior que 2019).
China continua dominando o mercado, ficando na frente dos Estados Unidos e da Europa. A Tencent (empresa chinesa) basicamente domina o mercado com participações societárias na Epic Games (Fortnite), Blizzard (Overwatch, Warcraft, Diablo…), Activision (Call of Duty), Garena (Free Fire), Supercell (Clash of Clans, Clash Royale) e Riot (League of Legends). Isso já demonstra o poder da China dentro do mercado, estimulando um crescimento dentro do país e uma centralização econômica.
Outra dominância continua nos games: League of Legends World Championship é o torneio com maior audiência ao vivo no Twitch e Youtube. E em termos de horas assistidas, Overwatch é o game que domina. Ambos também se mantiveram na liderança e provavelmente vão atrair cada vez mais audiência e investimentos em 2020.
Importante entender os movimentos dentro desse mercado e, principalmente, para onde os investimentos estão indo pois acabam moldando as ações dos anunciantes para as próximas campanhas. E também monitorar novas tendências, como jogos em ascensão (exemplo: Free Fire) ou como as estratégias das grandes marcas estão sendo criadas dentro do mercado de e-sports.
NOVIDADE DA SEMANA
SXSW é cancelado devido ao coronavírus
Devido a pressão local, a SXSW, festival tradicional do mercado de entretenimento e marketing, foi cancelado devido ao coronavírus. Junta-se a Mobile World Congress, Google Cloud Next, Adobe Summit, F8 do Facebook e outros tantos eventos. Há eventos que estão cogitando ou foram adiados, como Cannes Lions e as Olimpíadas em Tóquio. Até o lançamento do novo filme do 007 foi adiado.
Inclusive há uma polêmica no caso da SXSW, que alega que não poderá reembolsar as inscrições devido ao seguro não cobrir epidemias. Está rolando até abaixo assinado contra a organização devido a essa postura.