#3 CDP e os motivos de se tornar a próxima fronteira dos dados

Customer Data Platform (ou CDP) é a centralização dos dados que todo analista desejou

Acima está a descrição que a Econsultancy faz da CDP ou Customer Data Platform. De forma resumida, uma CDP agrega diversos dados sobre seu público, inclusive dados pessoais (como nome, endereço) e dados de navegação no site ou aplicativo. O grande benefício é justamente integrar dados on e offline para montar o consumidor. É possível saber que o João, 32 anos, morador de São Paulo/SP, navegou por 3 horas no meu aplicativo, acessou seções X e Y e converteu assistindo um vídeo do meu produto.

Tendo essas informações detalhadas e integradas, você constrói clusters para ativações de mídia ou personalização de atendimento. Imagina que sonho o atendente de sua operadora já saber que você teve o mesmo problema que está reportando dois meses atrás e que você está sempre buscando ofertas de programação no site da operadora. Assim, ele pode te oferecer algum serviço para compensar os problemas e te manter fiel ou engajado com a marca.

Porém, o que se difere de uma plataforma de CRM ou até mesmo de uma DMP? Abaixo algumas diferenças com esses e outros sistemas de dados.

Resumo: CDP integra todos os dados de um consumidor em tempo real e coleta de diversas fontes, inclusive offline. Quer saber mais? Explore o site da CDP Institute, leia esse artigo da Econsultancy e essa comparação da G2 sobre as ferramentas de CDP.


NOVIDADE DA SEMANA

Salesforce adquire Tableau por U$ 15,7 bilhões

Em um movimento que podemos considerar de contra ataque ao Google (que adquiriu a plataforma Looker no começo de julho/2019), a Salesforce agora integra mais uma solução para seu portfólio. Tableau é a plataforma mais tradicional e, na minha opinião, a mais completa em termos de disponibilidade de recursos para visualização de dados e construção de dashboards.

A aquisição é bastante estratégica para a Salesforce, visto que agora possui soluções para praticamente todos os campos dentro da gestão de dados e tecnologia nas organizações.

E falando de dashboards: teremos um curso de Criação de Dashboards para Marketing Digital em Setembro lá em São José dos Campos/SP. O instrutor será Kaique Oliveira (especialista em analytics) e ele usará a plataforma gratuita Google Data Studio para ensinar a como fazer excelentes dashboards.

Assinante da newsletter ganha 10% de desconto! Use o código ishida10 para ganhar o benefício.

Confira mais informações e inscrições aqui.