#251 O impacto da IA nos resultados de busca
Como o Gemini do Google está influenciando os cliques e resultados de SEO
#PUBLI Dia das mães está chegando e a loja Ayumi Eletrônicos está com promoção nos carregadores, cabos e fones de ouvido para celular. Entra nesse link e faça já seu pedido com a segurança e garantia da Shopee.
A consultoria Ahrefs publicou um estudo sobre o impacto da inteligência artificial do Google sobre os resultados de busca no Google Search. Em determinadas formas de busca, o Gemini do Google já aponta a resposta da sua busca, conforme imagem abaixo. A resposta da IA vem logo depois dos links patrocinados.
Por conta disso, diversos veículos e criadores de conteúdo estão se queixando de quedas em visitas orgânicas (vindas das buscas do Google) em suas páginas. O estudo da Ahrefs apontou que a IA do Google reduz cerca de 34,5% nos cliques orgânicos para os sites.
Analisando mais de 300 mil termos, sendo 150 mil com respostas via IA e 150 mil sem resposta da IA, eles fizeram algumas descobertas:
99,2% dos termos que ativam a resposta de IA do Google são de intenção informacional, ou seja, o usuário está buscando uma informação.
Nas respostas com IA, comparando março de 2024 (antes do Google liberar as respostas via IA) com março de 2025, o CTR (taxa de cliques) caiu de 0,073% para 0,026%. Nas respostas sem IA, a queda é de 0,056% para 0,031%.
Há um bom tempo, a forma como o Google apresenta os resultados em sua busca vem causando reduções nos cliques para os sites, onde apresenta a resposta sem precisar entrar no site, conforme exemplo abaixo.
Ou seja, sem precisar clicar para entrar no site, o Google já separou a resposta para mim. Para sites e portais informativos, é um impacto significante que resulta em menores receitas vindas de anúncios.
Para quem trabalha com SEO (Search Engine Optimization), vale sempre repensar as estratégias para que essas mudanças do Google não afetem tanto seus resultados.
Para ver o estudo completo da Ahrefs em inglês, clique aqui.
DICA DA SEMANA
O novo livro do mestre Philip Kotler já está disponível nas lojas. Recomendo comprar com esse link da Amazon para chegar rápido e com desconto de mês das mães.
NOVIDADE DA SEMANA
Pela primeira vez, o tráfego de bots supera o de humanos na internet.
Em 2024, 51% de toda a movimentação online foi gerada por bots. Mais alarmante: 37% desse total corresponde a bots maliciosos (bad bots), um aumento em relação aos 32% registrados em 2023. Os dados fazem parte do “2025 Bad Bot Report”, publicado pela Imperva, e apontam a popularização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) como um dos principais motores do crescimento dos bots maliciosos, atuando como vetores de ataques automatizados. A Imperva rastreou uma média de 2 milhões de ataques diários em 2024 que envolviam bots com capacidades de IA.
Mais da metade (53%) de todos os ataques de bots teve como alvo os Estados Unidos em 2024. O país conta com a maior economia online do mundo e uma parcela importante da riqueza global, com algumas das principais instituições financeiras e a maioria das Big Techs. O Brasil e o Reino Unido ficaram em segundo lugar, com 6% cada de todos os ataques direcionados.
Vi no The Shift