#156 Investimento publicitário no primeiro semestre de 2022
Atualização dos dados do Cenp-Meios mostra crescimento em comparação com 2021
#PUBLI o IBPAD está com novos cursos de inteligência de dados para campanhas políticas, juntando-se aos tradicionais cursos de marketing digital. Use o cupom ISHIDA para ganhar 10% de desconto em qualquer curso.
Todo ano, o Cenp-Meios publica o relatório com o volume de investimento publicitário com recortes trimestrais, semestrais e anuais. No final de Agosto, saíram os dados do primeiro semestre de 2022 e houve um crescimento de 12,5% em comparação com o mesmo período em 2021, tendo um faturamento total de R$ 8,3 bilhões.
Um cuidado que temos que ter nesses dados é que a amostra de agências consultadas aumentou de 234 para 309 e isso pode ter influenciado no resultado final.
O volume de investimento em cada meio não apresentou grande crescimento, ao contrário dos relatórios de 2020 e 2021, onde a Internet aumentou bastante o share por conta da pandemia. O meio que mais cresceu foi Out of Home, com 3,2% de crescimento, seguido de Internet com 2,8% e TV por Assinatura com 1,1%. Por outro lado, a TV Aberta perdeu quase 7% do investimento e caiu de 53% para 46% no share publicitário.
Na minha visão, apesar do crescimento percentual menor do que nos anos anteriores, a Internet continuará aumentando seu share nos próximos anos por conta do avanço de grandes players: Amazon, TikTok e logo mais Netflix. São três veículos que estão diversificando o inventário e oferecendo mais possibilidades de anúncios e rentabilização.
Para ver o relatório completo, clique aqui.
UM CONVITE!
Quer participar de um teste de newsletter?
Estou testando uma nova plataforma de newsletter para profissionalizar minha atuação por aqui. Se quiser participar do teste, basta se cadastrar aqui.
NOVIDADE DA SEMANA
Camila Coelho entre os top 50 creators da Forbes
A Forbes divulgou uma lista de top 50 creators com base no faturamento em 2021, total de seguidores, nível de engajamento e nível de empreendedorismo.
E temos uma brasileira na lista: Camila Coelho. A publicação menciona suas duas marcas de moda e beleza, que faturaram mais de 10 milhões de dólares em 2021, além dos seus 12 milhões de seguidores.
Abaixo o top 10:
Jimmy Donaldson (MrBeast)
Charli D’Amelio
Alexandra Cooper
Elliot Tebele (FuckJerry)
Emma Chamberlin
Huda Kattan
Rhett McLaughlin e Link Neal (Rhett e Link)
Khaby Lame
Addison Rae Easterling
Jake Paul
Lista completa aqui no site da Forbes e vi a notícia no Dataísmo