#141 O que o YouTube recomenda para seu canal ter sucesso?
Dicas do próprio YouTube para crescer e engajar com sua audiência
Hoje dou uma pausa no #TBT e indico a newsletter Quentinha da VERT. Toda semana, eles enviam os destaques das conversas nas redes sociais, mostrando os assuntos que mais bombaram e os respectivos engajamentos. Aqui foi a última edição sobre o dia contra homofobia e aqui você se inscreve gratuitamente.
Vale também seguir o Instagram, onde colocam mais conteúdo.
O YouTube Creators é uma plataforma da própria rede social para orientar os criadores de conteúdo com dicas tanto para quem está começando quanto para quem já está em uso mais profissional. Nesse artigo em inglês, o autor deu uma boa resumida sobre as dicas mais importantes para quem busca crescer sua audiência no YouTube, mas na realidade vale para qualquer plataforma de conteúdo.
Abaixo eu consolidei os quatro pontos do artigo.
O poder da colaboração
Também chamado de colab, os conteúdos com convidados(as) ajudam a trazer visibilidade para outras audiências (pois convidados(as) também postam em seus canais) e também reforçam a percepção de cooperação entre produtores de conteúdo.
A dica que o YouTube deixa é ter colabs com perfis semelhantes ao seu em termos de tamanho e temas de discussão. Assim aumenta a chance da audiência se interessar pelo seu conteúdo.
Faça legendas e traduções
Além de tornar mais acessível, principalmente para deficientes auditivos, a legenda também é um mecanismo de usabilidade: muitos usuários assistem vídeos no mudo em diferentes contextos. O YouTube possui um recurso próprio de inserção de legendas para diferentes idiomas, além de fazer uma transcrição própria (que não é 100% perfeita, mas quebra o galho, principalmente para a língua inglesa).
O YouTube também recomenda que o criador de conteúdo crie legendas e dublagens em outros idiomas, para que seus vídeos alcancem públicos fora do seu idioma natal. Não é incomum que canais brasileiros possuam legendas em inglês para espectadores estrangeiros.
E vale lembrar que, especificamente para o Brasil, ter visualizações do exterior alavancam mais sua receita via Adsense por conta do câmbio.
Engaje sua audiência entre os uploads
Não só os conteúdos engajam sua audiência. O YouTube recomenda que o criador de conteúdo mantenha as conversas com o público por meio de recursos como respostas aos comentários ou publicações em outras redes sociais como Instagram.
Além disso, após a subida do conteúdo, vale gastar um tempo respondendo os usuários que já interagem nos comentários. O YouTube afirma que engajar com sua audiência entre 30min e 1h após o upload do vídeo ajuda a alavancar as visualizações.
Experimente diferentes formatos
Não só o YouTube, mas todas as outras redes (Instagram, TikTok, Snapchat, etc.) possuem diversos formatos de conteúdo. Live, Shorts, Estreias e Postagens na comunidade são os formatos disponíveis no YouTube e que devem ser usados para estimular sua audiência.
Esses formatos ajudam no tópico anterior, onde mantém a audiência engajada e estimula a conversação entre o criador de conteúdo e seu público.
Para aprofundar em outras dicas, eu recomendo bastante explorar todo o conteúdo do YouTube Creators e também olhar as plataformas dedicadas do TikTok (Creators Portal) e do Meta (Meta for Creators) para crescer seu canal e alavancar seu sucesso.
NOVIDADE DA SEMANA
Estudo mostra como a TV e o streaming contribuem para o recall das marcas no TikTok
O TikTok encomendou um estudo para entender como a rede social impacta na lembrança de marca juntamente com outros meios como TV e streaming.
Quando os participantes viram uma marca no TikTok e depois a viram na TV, eles tiveram um aumento de 4% na atenção visual e um aumento de 6% na lembrança da marca, ou seja, eles escolheram corretamente as marcas que viram a partir de uma lista de múltipla escolha em um questionário de exposição pós-anúncio. Em streaming, eles tiveram um aumento de 7% na atenção visual e um aumento de 8% na lembrança da marca auxiliada.
O estudo apontou que os participantes prestavam ainda mais atenção se viam uma marca na TV ou em um serviço de streaming e depois viam a marca no TikTok – com um aumento de 16% na atenção visual e um aumento de 13% nos posicionamentos de produtos.
Eles também tiveram uma associação mais positiva com uma marca depois de vê-la no streaming e no TikTok, com 11% dos espectadores sentindo que “os anúncios desta marca são agradáveis”.
Vi no Meio & Mensagem