Gabriel Ishida

Share this post
#140 Destaques do Mobile App Trends 2022
gabrielishida.substack.com

#140 Destaques do Mobile App Trends 2022

Relatório da Adjust mostra benchmarks globais do mundo dos aplicativos

Gabriel Ishida
May 12
Comment
Share

#TBT de hoje é a edição #136 com dados do mercado mobile no Brasil.

Saiu mais um daqueles materiais bem interessantes com o cenário do nosso mercado. O relatório Mobile App Trends 2022 feito pela plataforma Adjust consolidou dados de crescimento global do uso e adoção de aplicativos mobile, comprovando o crescimento e evolução das áreas de Fintech, E-commerce e Games.

O primeiro dado interessante é a taxa de consentimento (opt in) dos usuários do iOS (Apple) para liberação do IDFA (que serve para terceiros exibirem anúncios personalizados para usuários Apple - contei um pouco disso nessa edição). A previsão dos analistas era de uma taxa de 5%, porém, o relatório mostrou que a média é de 25% de consentimento, sendo que em alguns aplicativos de games chega a 75%. Aqui presenciamos que os usuários estão dispostos a dar seus dados, contanto que haja uma troca ou compensação.

Um dos grandes destaques do relatório é o crescimento de 35% na instalação de aplicativos de Fintech em 2021, sendo que 57% foram de aplicativos de pagamento. Por outro lado, a maior demanda impactou no Custo por Instalação (CPI) dos anúncios: passou de $ 1,05 dólares no início de 2020 para $ 3,40 para o final de 2021. Vale reforçar que esse aumento no custo não é exclusividade de aplicativos de fintech, como mostrei nessa edição.

Em E-commerce, alguns dados chamam a atenção: 67% das vendas foram feitas via mobile em 2021 (14 pp a mais que 2020) e 55% dos consumidores fizeram uma compra pelo smartphone logo após ver um anúncio em rede social. Aqui reforça o objetivo de conversão que as redes sociais vem buscando estabelecer, como os recursos de Shopping do Instagram.

Em Games, o destaque fica para o crescimento de 23% no investimento em anúncios dentro desses aplicativos de jogos, chegando a 295 bilhões de dólares em 2021 e a previsão é chegar a 350 bilhões no final de 2022. 52% dos gastos em mobile são dentro de aplicativos de games.

É inegável que a pandemia acelerou a digitalização de empresas e usuários, criando novos hábitos de consumo digital, especialmente mobile. Contudo, aparentemente esses comportamentos não serão passageiros, pois o crescimento de instalações e gastos em mobile entre 2020 e 2021 mostra que estamos cada vez mais digitais e não parece desacelerar para os próximos anos.

Veja o relatório completo e gratuito aqui.


NOVIDADE DA SEMANA

Google afirma que retirou 3,4 bilhões de anúncios do ar em 2021

Fonte: Meio e Mensagem

Em relatório de segurança divulgado semana passada, além desses 3,4 bilhões de anúncios excluídos, o Google também restringiu 5,7 bilhões de anúncios, suspendeu 5,6 milhões de anunciantes e aplicou medidas severas contra 63 mil publishers.

O Google também criou ou atualizou mais de 30 políticas para anunciantes e publishers, que englobou um novo sistema de “avisos” para casos de violações repetidas, além uma política de proibição a discursos que neguem as mudanças climáticas e uma certificação para seguros de saúde sediados nos Estados Unidos, que permite apenas anúncios de empresas registradas junto ao governo, fornecedores primários de serviços e operadoras licenciadas.

Vi no Meio & Mensagem

CommentComment
ShareShare

Create your profile

0 subscriptions will be displayed on your profile (edit)

Skip for now

Only paid subscribers can comment on this post

Already a paid subscriber? Sign in

Check your email

For your security, we need to re-authenticate you.

Click the link we sent to , or click here to sign in.

TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2022 Gabriel Ishida
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Publish on Substack Get the app
Substack is the home for great writing