#138 Por que o Custo por Aquisição (CPA) está aumentando?
Quais são os fatores e quais as soluções para continuar performando no digital
#TBT é a edição #128 sobre a nova solução cookieless do Google para resolver o problema de restrição da Apple.
Graças a uma publicação do especialista em SEO Leonardo Cruz, me deparei com essa pesquisa da Commerce Next com 118 varejistas globais relatando seus esforços e expectativas sobre marketing digital em 2021 e 2022, onde 97% relatam que esperam o mesmo nível de crescimento conquistado em 2021 (cerca de 30% de aumento no volume de vendas).
Contudo, conforme gráfico abaixo, uma das principais preocupações para atingir essas metas é o aumento no Custo por Aquisição (CPA), principalmente para os varejistas digital first.
O crescimento do CPA é causado por fatores como aumento da inflação e a maior disputa nos anúncios por conta do crescente número de empresas no ambiente digital graças à pandemia. Contudo, um fator que contribuiu mais que os outros foi a restrição da publicidade pela Apple.
Anunciada em 2020 e botada em prática em 2021, o sistema operacional iOS14 possibilitava que o usuário escolhesse permitir a coleta de dados por terceiros. Como a maioria recusava a coleta, não havia dados para criar anúncios mais personalizados e, consequentemente, ficava mais difícil a conversão e aumentava o custo por resultado (CPA, CPC, etc.). Conforme gráfico abaixo, 74% dos entrevistados sentiram o impacto dessa mudança da Apple.
Para reduzir esse impacto, a pesquisa apontou que os varejistas estão apostando na retenção e jornada dos consumidores. Programas de fidelidade, investimento em UX nas plataformas proprietárias e ativações de réguas de relacionamento multichannel são algumas das frentes de investimento. Para aquisição de novos clientes, a saída tem sido diversificar o investimento em outros canais além da mídia paga, como SEO e influenciadores digitais.
Não dá para abandonar a mídia paga por conta do aumento no CPA pois ainda é uma forma bastante eficaz para trazer receita e novos clientes. Contudo, vejo que a diversificação e a aposta em retenção sejam realmente os caminhos mais rentáveis e a principal tendência de investimento para os próximos anos.
Link para baixar a pesquisa gratuitamente aqui.
NOVIDADE DA SEMANA
Facebook deixará de faturar 57 bilhões de dólares com mudança da Apple
De acordo com a Forbes, após um pouco mais de 1 ano do surgimento do sistema iOS 14 nos celulares da Apple, o Facebook perderá cerca de 57 bilhões de dólares em 2022.
Vale lembrar que o iOS 14 mostrava a opção pro usuário permitir a coleta de dados por parte de anunciantes e plataformas terceiras (como Facebook) para exibição de anúncios personalizados. Com campanha da própria Apple, que divulgava sua preocupação com privacidade, grande parte dos usuários acabaram aderindo a não-coleta dos dados, causando uma queda estimada em torno de 15% a 20% para os anunciantes no iOS.