#134 State of E-mail Marketing 2022
Dados e práticas sobre e-mail marketing e personalização
#TBT é a edição #111 sobre os canais favoritos dos usuários para receber anúncios.
Uma pesquisa feita pela Digiday mostrou alguns dados e práticas sobre email marketing por parte dos publishers em 2022. Abaixo eu listo alguns destaques da pesquisa e já vimos que há muito para se avançar envolvendo email marketing e réguas de relacionamento e personalização.
A primeira descoberta da pesquisa é ver que não são todos os publishers que utilizam técnicas básicas de personalização, como adicionar o nome do usuário ou até enviar ofertas baseadas em demografia. Esses dois elementos são muito simples de serem aplicados em réguas de relacionamento por e-mail.
Boa parte dos publishers terceirizam ou trabalham em parceria com fornecedores para montar estratégias e realizar ativações em e-mail marketing. Sinceramente esperava que esse trabalho fosse mais in-house do que terceirizado, visto que uma boa personalização depende de acesso aos dados pessoais dos usuários, portanto, é um asset estratégico.
Por fim, olhando especificamente pro meu campo de atuação, as métricas que são consideradas importantes eu vejo que são bastante específicas do canal (CTR, Open Rate, Site Traffic), e não do negócio (Receita gerada). Isso ocorre pela departamentalização que existe nas empresas, onde muitas vezes a área responsável pela ativação no canal não possui metas ou visibilidade do impacto no negócio.
Apesar do recorte ser especificamente em publishers, dá para perceber que boa parte dos entrevistados não atingiram todo o potencial que a personalização pode trazer para o email marketing. É possível fazer diversos cruzamentos de dados de comportamento, transacionais e demográficos para trazer mensagens mais relevantes e contextualizadas para o usuário final, favorecendo a conversão e, consequentemente, mexendo no ponteiro do negócio.
Para acessar o relatório completo, clique aqui.
NOVIDADE DA SEMANA
Instagram traz o retorno do feed cronológico
Essas novidades já foram anunciadas pelo CEO do Instagram em janeiro, mas só agora que foram liberadas imagens sobre como acessar os feeds Cronológico e Favoritos, onde o usuário poderá selecionar 50 perfis para compor o feed.
A opção cronológica se chamará Following (Seguindo) e poderá ser acessada na tela inicial do Instagram, conforme imagem acima. O feed baseado em algoritmo continuará como feed principal.
Como o feed de algoritmo é o default, acho difícil as pessoas migrarem para outros feeds. É aquela lei do mínimo esforço: o que estiver como padrão, é o que vai ter ampla maioria de usuários. Mas agora é aguardar para ver se teremos mudanças na estratégia de conteúdo das marcas e influenciadores considerando esses novos feeds.
Vi no Meio & Mensagem