#132 As previsões para 2022 de Scott Galloway
Os principais pontos de sua palestra na SXSW 2022 em Austin
#TBT é a edição #127 com os principais destaques do The Future 100 2022, relatório anual de tendências da WT Intelligence.
No primeiro dia do South by Southwest 2022 (SXSW), tivemos uma palestra do professor Scott Galloway, conhecido pelo livro Os Quatro e por trazer discussões polêmicas sobre tecnologia. Ele listou suas previsões para 2022 e, como esperado, trouxe pontos interessantes sobre diversas tendências do momento. Abaixo listo algumas que achei mais interessantes.
Metaverso não será como imaginamos
Ao contrário do que a Meta propaga, Scott aponta que o metaverso será menos visual e mais áudio, ou seja, os fones de ouvido serão conectados às novas tecnologias, o que vai permitir interações muito reais com as máquinas de inteligência artificial.
“Para mim, o metaverso é muito mais sobre ouvir e menos sobre ver. Neste sentido, a Apple está muito avançada, com seus devices funcionais de áudio, do que o Meta que vem surfando no conceito”.
Usando referências cinematográficas, será menos “Matrix” e mais “Her”, com o áudio sendo um criador de intimidade e os óculos de realidade virtual (VR) caindo em desuso.
Web3 não será descentralizada
A promessa da Web3 é de descentralização e melhor controle de dados do usuário através do Blockchain. Porém, para Galloway, “não há nenhum poder para as pessoas na Web3, apenas um novo tipo de concentração”. Ele revela que 72% dos Bitcoins então concentrados em 2% das contas. Então, ao tirar o controle das grandes empresas, não ocorreria uma descentralização de comando, ou seja, a internet ainda seguiria nas mãos de um grupo.
Sinceramente eu não acredito que teremos a definição sobre Web3 nesse ano, mas é uma previsão bastante plausível considerando como o blockchain está caminhando dentro do universo digital.
Amazon como referência em healthcare
A meta da Amazon é que, até 2025, seja a healthcare mais valiosa do planeta. “É uma questão de meses até você entrar em casa e a Alexa perguntar: você gostaria de cortar o custo do seu plano de saúde pela metade? E, então, você responde: ‘Sim, Alexa, me conte mais sobre o plano de saúde da Amazon Prime”.
Galloway lembrou o uso de dispositivos da Amazon para questões relacionadas a diversos âmbitos da vida, indo desde a saúde com farmácias até alimentação, salientada pela aquisição do Whole Foods. Isso vai na direção de uma das grandes tendências para os próximos anos: o surgimento de super apps, ou seja, plataformas que oferecem diversas soluções e serviços, como delivery de produtos e sistemas próprios de pagamento.
Vale acompanhar as produções do Scott Galloway em seu site e redes sociais, além de eu super recomendar o livro Os Quatro. Eu usei referências das matérias na Forbes, B9 e Meio e Mensagem.
NOVIDADE DA SEMANA
Vai rolar o primeiro Metaverse Fashion Week
A plataforma de mundos virtuais Decentraland irá promover o primeiro Metaverse Fashion Week nos dias 24 a 27 de março, com boatos de participação de marcas como Dolce & Gabbana, Hugo Boss, Balenciaga e Vogue. Será na área chamada Luxury Fashion District e, além de marcas presentes no mundo “real", também terá marcas exclusivas do metaverso, como The Fabricant.
Para saber como participar do evento, que a priori será gratuito, veja aqui.
Vi no The Shift.