#108 A história da primeira venda da Amazon

E não, a encomenda não foi entregue pelo próprio Jeff Bezos

#TBT é a edição #58 que conta a história de um jovem que ficou milionário vendendo pixels de seu site.

Adaptado desse artigo, em inglês.

A Amazon foi fundada em 1994 pelo Jeff Bezos, que pediu demissão de um emprego muito bem pago na área financeira em Nova Iorque e que muitos acreditavam que ele estava a caminho do fracasso nessa nova empreitada.

Bezos testou durante um ano e realizou compras com os próprios empregados antes de subir o site oficialmente em 1995. Abaixo a tela do site na época:

O caminho para a primeira compra oficial veio de uma indicação. John Wainwright era colega de trabalho e amigo de longa data de Shel Kaphan, que abandonou seu emprego na IBM para ir trabalhar com Bezos na Amazon, sendo o primeiro empregado da empresa e assumindo o papel de CTO.

No verão de 1995, Wainwright foi convidado por Kaphan para participar da versão piloto da empresa, onde era aberto apenas para indicações dos funcionários. Wainwright pediu o livro “Fluid Concepts And Creative Analogies: Computer Models Of The Fundamental Mechanisms Of Thought” por ser relacionado a sua área de tecnologia. Ele disse que sofreu com o processo de compra e achou que não seria cobrado por ser um teste-piloto. Mas foi debitado em sua conta.

Por ser um livro bem nichado, ele não estava disponível no estoque da Amazon, então, o pedido teria que passar pelo fornecedor da empresa. Esse, por sua vez, não aceitava pedidos com menos de 10 livros, porém, reembolsava os valores caso os livros não fossem encontrados. E foi assim que Bezos conseguiu cumprir com o pedido do Wainwright, porém, o próprio fornecedor acabou entregando para o endereço do consumidor. Se o livro estivesse no estoque da Amazon, bem provável que o Bezos teria entregado.

Em homenagem, um prédio inteiro da Amazon no campus South Lake foi batizado com o nome do Wainwright.

Sempre muito interessante ver histórias do início das grandes empresas e também as histórias de fracasso.


NOVIDADE DA SEMANA

Instagram traz o Creator Week para o Brasil

Instagram abriu as inscrições para o Creator Week, evento voltado aos criadores de conteúdo que acontece nos dias 19 e 20 de outubro. As inscrições são gratuitas no site e vão até o último dia de apresentações.

É a primeira vez do evento no Brasil e será 100% virtual, trazendo cerca de 40 criadores de conteúdo para participarem de 20 sessões, trocando experiências e apoiar os profissionais locais na construção de suas carreiras.

Além dos criadores, membros do Instagram e Facebook também irão falar de tópicos como o funcionamento do algoritmo e ferramentas para monetização.

Vi no Meio e Mensagem